Follow me @DiariosMomentos

terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Kakebo



Como já referi num outro post, um dos meus objetivos para este ano é controlar melhor o orçamento familiar e estabelecer uma meta de poupança mensal, para tal comecei este mês a utilizar um método japonês que ajuda a controlar o orçamento mensal chamado Kakebo.

Bem, o Kakebo (nome esquisito não acham?) nada mais é que uma técnica de poupança tradicional japonesa, muito utilizado pelos japoneses para registar as despesas, rendimentos e investimentos, com o objectivo de gerir o orçamento mensal.

Encontrei este Kakebo por mero acaso no Jumbo, no penúltimo dia 2017. Nunca antes tinha ouvido falar dele (apesar de ser fã do Japão e da cultura japonesa, reconheço que pouco sei sobre a mesma), achei muito interessante pois é método bem detalhado, bastante interativo, com várias categorias de preenchimento diário, espaços dedicados à reflexão sobre os êxitos, esforços e fracassos de cada mês, com explicações simples e eficazes. 

Outra parte muito interessante são as ilustrações, juntamente com uma narrativa onde os dois personagens, o lobo e o porco, disputam no dia-a-dia uma batalha entre gastar ou economizar. Nas primeiras páginas, por exemplo, tem um trecho explica que o porco é um símbolo de futuro e prosperidade enquanto que o lobo é um dos animais caçadores por excelência. 

“No Kakebo, a despesa é representado por um lobo voraz, 
que a cada final do mês combate o porquinho da poupaça”.

No Jumbo, supermercado onde comprei o Kakebo, tinha dois modelos diferentes, um sem data especifica e um datado ao ano de 2018 (como nas imagens abaixo), optei por comprar o que não tinha uma data especifica para poder usar noutros anos (anotando a lápis), apesar de que a versão de 2018 tem um design bem mais bonito.


É nestes pequenos detalhes que sinto o agir de Deus na minha vida... eu já sabia que este tema seria uma das minhas metas para 2018 e encontrei o Kakebo precisamente na mesma altura que queria algo que me ajudasse a controlar os meus rendimentos e despesas, mas ao mesmo tempo que fosse pratico e eficiente.

Sei que o Kakebo não vai fazer milagres e para que o mesmo seja eficaz depende da minha força de vontade em anotar todos os meus rendimentos e estipular as metas para alcançar o objetivo, mas o mesmo vai ser de boa ajuda para a concretização deste objetivo para este ano.

Deixo-vos aqui uma amostra digital do Kakebo 2018, e o site oficial do mesmo.
.
E vocês já conheciam este método? já utilizaram? 

Até à próxima ツ
      

Sem comentários:

Enviar um comentário